quinta-feira, 22 de abril de 2010

Salvando partituras do Finale em Formato PDF

Vários alunos me perguntam se o Finale gera arquivos em formato PDF.
Bom, na verdade não. O finale não possui opção para salvar as partituras diretamente no formato PDF porem é possivel fazer isso da seguinte forma:

Vesão Mac.

Para quem utiliza Mac OSX não ha a necessidade de fazer nada especial, ou seja, basta ir para a opção de impressão do Finale, como se fosse mandar imprimir, e utilizar a opção salvar em PDF, como em qualquer programa no MAC, pois o formato PDF é nativo do sistema operacional e qualquer programa que envie dados para a impressora pode gerar um PDF.

Versão Windows

Para usuários do Windows já há a necessidade de se instalar um software que faça o papel de impressora PDF para funcionar igual ao Mac OSX. Após instalar esse software será criada uma impressora no Windows e toda vez que você quiser transformar algo em PDF basta o programa ter opção de impressão e nela você enviar a impressão para a impressora que faz a conversão.
Existem vários programas que fazem isso e você pode encontra-los nos sites de download como o baixaki.com.br ou superdownloads.com.br. Eu selecionei um e estou colocando o link abaixo para facilitar.

http://www.baixaki.com.br/download/cutepdf-writer.htm

Um comentário:

  1. Pocha amigo ele envia o arquivo após ter dado o nome, mas não consigo abrir... diz que o arquivo é fonte de e-mail ou está danificado. Não sei mais o que tentar.
    Jefersonmusic

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br